Melasma: Dicas e Tratamento

Melasma: Causas, Tratamentos e Cuidados para Uma Pele Uniforme.

Melasma é uma doença inflamatória crônica. Sempre aparece nas áreas aparentes, na testa, bochecha e no buço, mas também pode aparecer em outras áreas, como pescoço e braços e normalmente é bilateral. É mais comum nas mulheres, mas também pode aparecer nos homens.

Quer entender mais sobre Melasma? Então venha e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o Melasma?

Melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas castanhas claras ou escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.
Afeta mais frequentemente as mulheres em idade reprodutiva, podendo ser vista também em homens.

O que causa o Melasma?

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada aos seguintes fatores:

  • Exposição aos raios ultravioletas
  • Fatores hormonais: Pílulas anticoncepcionais e reposição Hormonal
  • Gravidez, período em que alterações hormonais estimulam a atividade dos melanócitos.
  • Exposição à radiação (Calor, luz solar, lâmpadas artificiais e Luz Visível)
  • Disfunção da tireoide
  • Predisposição genética
  • Estresse
  • Alimentação

Tipos de Melasma:

Melasma epidérmico:
A melanina é localizada na camada mais superficial da pele, geralmente as bordas são definidas e a cor é Castanho-escuro, tem boa resposta ao tratamento.

Melasma Dérmico:
A melanina se localiza na parte mais profunda da pele. Geralmente São mal definidas e a cor é castanho-claro ou azul-acinzentada. Tem uma resposta mais longa ao tratamento.

Melasma misto:
É a combinação das variantes Melasma Dérmico e Melasma Epidérmico e características parecidas. Somente em uma consulta Dermatologica é possível distinguir.

O que pode piorar o Melasma?

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.
Não é indicado ficar sem protetor solar em qualquer condição, inclusive durante a exposição à luz de lâmpadas, pois a proteção solar é o principal mecanismo para evitar a piora do melasma.

Porque o Melasma não tem cura?

O melasma, apesar de não doer, não coçar e não trazer graves problemas para a saúde, é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. E não é só o sol que escurece a pele. “O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.

Posso Prevenir o Melasma?

A principal forma é usar protetor solar, todos os dias, mesmo em dias nublados, chuvosos e em ambientes fechados.
As roupas de proteção, chapéus, bonés e óculos de sol, enfim, tudo o que protege contra a exposição solar.

Quais os tratamentos são indicados para melasma?

Existe uma variedade de opções de tratamento e com isso não podemos dizer que um tratamento é considerado o melhor. Em alguns casos, até mesmo uma combinação de dois ou mais tipos de protocolos.
Portanto, antes de realizar qualquer procedimento de redução de manchas, é necessário a avaliação de uma Dermatologista, pois somente ela poderá orientar e traçar o melhor tratamento para cada paciente.

Cremes Clareadores da Pele
Esses cremes Possuem ingredientes ativos, como hidroquinona, ácido kójico, ácido azelaico, ácido ascórbico ou retinoides, que ajudam na redução da produção de melanina e no clareamento da pele.

Microagulhamento – Nanopore

Nanopore é um tratamento inovador que combina os benefícios do Microagulhamento suave com o drug delivery, uma técnica que facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos no corpo.
Assim, com movimentos de alta frequência, eles criam microperfurações na pele, ao introduzir a droga indicada para o caso. Geralmente causa desconforto muito leve que a maioria das pessoas não interpreta como dor.


O resultado é obtido através da velocidade de penetração extremamente rápida dessas microagulhas, que é chamada de eletromicropunção.
Dessa forma, abrem milhares de canais temporários na pele, permitindo a penetração de substâncias ativas aplicadas durante a cirurgia, o chamado drug delivery.

Peeling Químico

O peeling (descamação) químico é o tratamento que utiliza ácidos para promover uma esfoliação da pele, proporcionando o crescimento de uma camada lisa, mais elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular e regeneração dos tecidos. Assim, é possível garantir uma pele mais uniforme, brilhante e macia.
Os peeligs químicos podem ser superficiais, médios ou profundos, dependendo da intensidade do Melasma.

Laser Etherea Mx

Remove as camadas superficiais da pele e reduz a produção de melanina. O tratamento com laser pode ser eficaz para manchas de melasma mais profundas e resistentes a outros tratamentos.

Sua Pele é seu Espelho, confie ela quem a um Especialista!

Dra. Renata Ralha Dermatologista Clínica, Estética e Capilar , CRM: 52-84102-1 RJ, RQE N°: 28115

A consulta dermatológica é muito importante, pois nela a Dra. Renata Ralha vai analisar as suas queixas, examinando e avaliando a sua pele, cabelos e unhas, assim como as possibilidades terapêuticas. Iremos conversar sobre indicação de procedimentos, riscos e orçamentos dos mesmos.
Além disso gostamos de destacar, que o atendimento é exclusivo, personalizado e humanizado, estudando caso a caso, avaliando o perfil do paciente e respeitando os limites de cada tratamento.

Não negligencie a sua saúde, agende uma consulta, o melhor tratamento é a prevenção.

Entre em contato com a gente ou deixe sua dúvida, sua saúde é muito importante!

Compartilhe
nas redes

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe seu comentário

tem a ver

Artigos relacionados

tem a ver

Artigos relacionados