A acne é uma doença de pele comum que afeta mais de 80% das pessoas em algum momento de suas vidas. As cicatrizes de acne podem ser deselegantes e afetar a autoestima, mas é importante lembrar que há muitos tratamentos disponíveis que podem ajudar a melhorar sua aparência.
As cicatrizes de acne podem se de 2 tipos atróficas e hipertróficas. Elas são causadas pela inflamação da pele na ocorrência de cistos de acne ou cravos.
A diferença entre as cicatrizes de acne e outros tipos de cicatrizes é que elas geralmente se formam após uma reação inflamatória a uma espinha ou cisto na superfície da pele. Isso significa que elas não apenas têm aparência diferente, mas também têm causas e tratamentos diferentes de outros tipos de cicatrizes.
Essa condição não é perigosa, mas pode deixar algumas cicatrizes em nosso rosto se não forem tratadas. Quer saber mais sobre as cicatrizes de acne? Leia até o final esse site.
Qual melhor tratamento para cicatrizes de acne?
As cicatrizes de acne podem ser tratadas com vários procedimentos, dependendo do tipo e da gravidade da cicatrização. Alguns tratamentos comuns incluem:
Preenchimento Facial : O Preenchimento Facial é feito com ácido hialurônico, desenvolvido a partir de uma substância naturalmente produzida pelo corpo, que é utilizada para repor o volume perdido no processo de envelhecimento, mas também pode ser realizado para melhorar e ressaltar de forma natural algumas áreas da face.
A aplicação sob a cicatriz para levantá-la e suavizá-la. Esse procedimento é mais eficaz em cicatrizes profundas.
Laser Fracionado Etherea-MX/ Dual Mode
O Laser Fracionado Etherea-Mx/Dual Mode é uma nova geração de LASER YAG que combina indicações de tratamentos ablativos e coagulativos em pulso duplo. O conceito em tecnologia LASER que traz o real poder do Resurfacing Facial com Laser Fracionado para sua prática clínica. Indicado também para tratamento de Rugas, Estrias brancas e Cicatrizes. Essa técnica que consiste na aplicação de um laser que penetra na pele provocando microfurinhos, promovendo uma escamação das camadas superficiais, aumento da produção de colágeno e elastina, destruindo as células envelhecidas. Um tratamento que oferece grandes resultados com baixo downtime relativo, a energia é entregue de forma controlada e microfocada, atuando na remoção da camada epitelial do tecido enquanto estimula a neocolagênese da derme, induzindo assim o processo de cicatrização.
Microagulhamento
O Microagulhamento ou IPCA® (Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas) é uma técnica realizada através da utilização de um dispositivo automatizado ou manual com microagulhas estéreis que desliza mecanicamente sobre a pele em várias direções para fazer pequenas perfurações na superfície da pele, desencadeando reações inflamatórias que levam a produção de fatores de crescimento, indução da produção de colágeno, renovação celular e clareamento da pele. Pode também ser utilizado como “Drug Delivery”. Isto é, com o objetivo de aplicar medicamentos na profundidade da pele, proporcionando um efeito mais profundo.
Peeling Químico
O peeling (descamação) químico é o tratamento que utiliza ácidos para promover uma esfoliação da pele, proporcionando o crescimento de uma camada lisa, mais elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular e regeneração dos tecidos. Assim, é possível garantir uma pele mais uniforme, brilhante e macia.
Cirurgia: em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para remover cicatrizes profundas. Essa técnica é chamada de excisão e é realizada sob anestesia local.
Bioestimuladores de Colágeno
Bioestimuladores de Colágeno para tratamento de cicatrizes de acne. A aplicação dos bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra e o Radiesse, apresentam excelentes resultados, principalmente quando associados a outros tratamentos.
É importante lembrar que o tratamento de cicatrizes de acne pode levar tempo e envolver várias sessões. É importante consultar um dermatologista para determinar o melhor tratamento para o seu tipo de cicatrização.
O que piora as cicatrizes de acne?
Hoje sabemos que todos os tipos de acne mesmo acne graus leves podem evoluir com a cicatriz, então uma boa rotina adequada prescrita por um dermatologista é a melhor forma de prevenção.
A maior causa desse problema está diretamente relacionada à manipulação das espinhas. Esse gesto, ao contrário do que se pensa, não acaba com a lesão, mas acaba piorando o caso, provocando o agravamento do quadro inflamatório e impedindo que a ferida se regenere.
Outra causa desse problema é uma exposição excessiva ao sol ou queimaduras sofridas em uma idade jovem. Como sabemos, os raios ultravioletas podem causar danos profundos nas células da pele e promover sinais de envelhecimento, como rugas ou linhas finas que aparecem ao redor dos olhos ou na área da boca.
Tipos de cicatrizes de acne avaliar esses tipos?
Cicatrizes atróficas : São cicatrizes profundas com buracos e bordas afiadas. Elas parecem com pequenos buracos na pele.
Cicatrizes hipertróficas: as cicatrizes hipertróficas são elevadas acima da superfície da pele devido à produção excessiva de colágeno durante o processo de cicatrização após a ocorrência de uma lesão ou ferimento em nosso corpo